
A AMAFRO – Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira é uma entidade civil sem fins lucrativos, de utilidade pública, com sede em Salvador (BA), dedicada à promoção, preservação e valorização da cultura afro-brasileira. Fundada com o propósito de gerir o projeto de instalação do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), a AMAFRO atua como agente articulador entre o Estado e a sociedade civil, contribuindo para a efetivação de políticas culturais voltadas para o reconhecimento da contribuição histórica, social e artística dos afro-brasileiros.
Seu foco principal engloba o desenvolvimento de ações que fomentem o ensino, a pesquisa e a difusão do patrimônio material e imaterial da cultura de matriz africana no Brasil, buscando promover a pluralidade cultural e a diversidade identitária. A AMAFRO também desempenha papel fundamental na interlocução com comunidades tradicionais, instituições acadêmicas, organizações sociais e parceiros internacionais, visando a construção de redes colaborativas para a valorização da cultura afro-brasileira e da diáspora afro-atlântica.
Por meio de sua atuação, a AMAFRO compromete-se com a promoção da igualdade racial, a valorização da memória histórica e o fortalecimento das expressões culturais afro-brasileiras, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e para a construção de uma sociedade mais justa e plural.
Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira – AMAFRO
CNPJ: 05.331.788/0001-32
Endereço: Praça da Sé, 398 – Sala 209 (Edifício Themis), Centro, Salvador – BA, CEP 40020-210