Palestra gratuita acontece no dia 2 de agosto, a partir das 15h, com o tema ‘Costurando identidades: A moda como Linguagem e Caminho’.
No dia 2 de agosto, o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) recebe a estilista e empreendedora Isa Isaac Silva para o oitavo encontro do projeto Porto dos Saberes em 2025. Após visita mediada às exposições do museu, a partir das 14h, a palestra tem início às 15h, com o tema “Costurando identidades: A moda como Linguagem e Caminho”, propondo uma reflexão sobre moda, ancestralidade, linguagem e transformação social a partir da perspectiva de um fazer criativo anticolonial.
Estilista baiana radicada em São Paulo, Isa é fundadora da Isa Isaac Silva Brand, marca homônima que celebra a diversidade de corpos, gêneros e culturas. Com criações inspiradas em heranças afro-indígenas e valores de sustentabilidade e inclusão, já participou da Casa de Criadores e do São Paulo Fashion Week, consolidando-se como um dos nomes mais potentes da moda brasileira contemporânea. Reconhecida pelo seu ativismo estético e político, a artista utiliza a moda como ferramenta de afirmação identitária, linguagem de resistência e caminho para a valorização das narrativas negras, indígenas, trans e periféricas.
Para quem deseja participar, essa é uma oportunidade única de dialogar com uma das vozes mais expressivas do novo design brasileiro, que vem transformando a passarela em plataforma de denúncia, orgulho e afirmação cultural. O projeto Porto dos Saberes estimula debates, reflexões e a produção coletiva de conhecimento, promovendo encontros com intelectuais negros e personalidades de diferentes áreas, além de visitas mediadas gratuitas para instituições públicas de ensino, organizações do terceiro setor e coletivos sociais que prestam serviços gratuitos.
A iniciativa também conecta estudantes universitários a empresas situadas no Porto de Salvador, estimulando o diálogo entre a juventude negra e o mercado de trabalho. Em 2025, o projeto já contou com a participação de nomes como Erika Malunguinho, Monique Evelle, Aldri Anunciação, Dra. Lívia Vaz, Vilma Reis, Val Benvindo e Midiã Noelle, consolidando-se como uma plataforma de reflexão e disseminação da produção intelectual sobre a sociedade brasileira, gerada a partir das contribuições do pensamento negro contemporâneo.
O Porto dos Saberes é realizado pela Sociedade Amigos da Cultura Afro-brasileira (Amafro) por meio do Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM).
Sobre a Amafro
A Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira (AMAFRO), organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 2002, é a entidade gestora do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), que conta com patrocínio da Petrobras via Lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura. Dedicada à valorização, preservação e difusão das culturas afro-brasileiras e afro-diaspóricas, a AMAFRO consolida o museu como um espaço de referência para a construção de conhecimento, a promoção da igualdade racial e o fortalecimento das narrativas negras no Brasil e no mundo.
SERVIÇO
Palestra – “Costurando identidades: A moda como Linguagem e Caminho” com Isa Isaac Silva
Quando – 2 de agosto de 2025 (sábado)
Horário – Visita mediada às 14h; palestra às 15h
Local – Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico, no educativo do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira – Salvador/BA
Vagas – 20 vagas
Inscrições gratuitas – www.museuafrobrasileiro.com.br/index.php/projeto-porto-dos-saberes/